terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Na calada da noite: vendida a Universidade da Amazônia ao grupo Ser Educacional! Vamos à luta por qualidade!


Print de notícia do site InfoMoney ontem, confirmando a venda da UNAMA.

Nesse dia 23/12, foram confirmadas as preocupações do Diretório Central de Estudantes da UNAMA, com a publicação da compra da Unespa, mantenedora da UNAMA, e ISES, mantenedor da FIT - Faculdades Integradas do Tapajós, pelo grupo Ser Educacional numa negociação de valor aproximado de R$ 152 milhões (de acordo com a "InfoMoney", 23/12/13). Uma coisa é certa, esta venda foi realizada no período de férias na tentativa de se driblar o movimento estudantil da universidade.

O DCE estava certo! Crise na universidade e uma política de sucateamento.

No último semestre, o DCE UNAMA foi às salas de aula comunicar os estudantes e dialogar a respeito de "tenebrosas transações" que ocorriam em surdina com a Companhia dona da Faculdade Maurício de Nassau, Uninassau e Joaquim Nabuco, publicado em Setembro em jornal de Belém. Exigindo transparência e respostas sobre a veracidade e as condições, nós buscamos diálogo com a Reitoria. No entanto, a reitora Ana Célia Bahia novamente não quis responder aos estudantes, se negando abertamente a participar de Audiência Pública que pudesse esclarecer os fatos a comunidade acadêmica. A intransigência da administração superior levou os estudantes a realizaram passeatas e manifestações no campus Alcindo Cacela, o que forçou Ana Célia a se posicionar em um programa de TV, dizendo que a universidade não estaria à venda - mesmo admitindo a existência de propostas de compra.

Mas aí está: não foi nenhum "boato irresponsável". A realidade dos fatos comprova mais uma vez que não se deve ter confiança na Reitoria, demonstrou outra vez a falta de democracia na universidade, já que não foi realizada nenhuma comunicação ao conjunto dos estudantes e trabalhadores que sustentam a instituição. Não foi explicada em quais condições se daria qualquer venda, nem anunciada nenhuma mínima melhoria no quadro de nossa universidade. Atravessamos um período de mais sucateamento, mais cortes de investimentos e ajustes contra nossos direitos. E, pior ainda, já foi sinalizado pela UNAMA mais um aumento em nossas mensalidades para o ano de 2014! É importante que todos saibam que: Desde 2008 já são mais de 40% de aumento nas mensalidades sem nenhum retorno em investimentos nas condições de estudo! Sendo que quase 10% desse aumento se deu acima do índice inflacionário do país! Aumentos que não acompanham o aumento salarial de ninguém!

Manifestação por melhorias e exigindo respostas sobre a venda em setembro.

Painel elaborado durante a mobilização em Setembro, onde os estudantes o deixaram no hall de entrada do campus Alcindo Cacela. A administração superior da UNAMA desapareceu em seguida com o material.

Pra conquistar mais qualidade, só com mobilização e muita luta dos estudantes em 2014!

Essa venda servirá para melhoria da universidade ou para aprofundar problemas? Aumentará a qualidade ou só aumentarão mais mensalidades? Teremos mais democracia na universidade ou aumentará a mordaça? Vão demitir mais professores e aplicar mais educação à distância? Nós, por princípio, defendemos que a educação seja um direito e não uma mercadoria. O modelo de educação paga e seus abusos tem gestado indignados por todo o mundo, vide os multitudinários protestos nos últimos anos no Chile, depois os milhares no Canadá e por toda a Europa! Aqui no Brasil também com as lutas na UNAMA, na PUC-RS, PUC-Minas e Católica de Brasília. Nós, como parte desses que defendem a educação de qualidade, repudiamos o aprofundamento do sucateamento com os cortes em bolsas de pesquisa, extensão, monitoria, demissão de funcionários, defasagem da estrutura de nossa universidade e mais esse incabível aumento de mensalidades que, pela vontade do sindicato dos tubarões do ensino, pode chegar à 7,5%! O DCE UNAMA tomará medidas jurídicas sobre o aumento e chamará a mobilização dos estudantes para enfrentar todos esses absurdos! Pois é com luta que vencemos, como demonstraram as imensas manifestações das ruas em Junho de 2013 no país!

Nós vamos à luta por:

- Universidade de qualidade, sem aumento de mensalidades!
- Aumento do valor e do número de Bolsas de Pesquisa e Extensão!
- Queremos segurança em nossa estadia na universidade!
- Fim da cobrança de taxa de estacionamento para os estudantes JÁ!

- Construção imediata de chuveiros e vestiários para os estudantes!
- Mais computadores nos laboratórios do Bloco F e Senador Lemos!
- Queremos mais livros na Biblioteca, renovação e atualização do acervo!
- Mais máquinas e contratação de funcionários nas Xerox! Chega de filas!
- Queremos Cultura: Espaço para realização de eventos estudantis de artes!
- Liberação de salas para servirem de sede aos Centros Acadêmicos dos cursos!
- Mais professores Doutores e Mestres em regime de dedicação exclusiva para a UNAMA!
- Restaurante Universitário: extensão para Nutrição e alimentação de qualidade à preço popular!
- Democracia na Universidade: Eleições pra Reitor e Paridade nos Conselhos Universitários!"

2 comentários:

  1. Movimento Estudantil em Universidade Privada?! kkkkk PQP! Estude mais e vá cursar uma FEDERAL!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu babaca, o movimento estudantil tem que está aonde estiver estudante.Até parece que vc não conhece a realidade da educação no Brasil. Lá esta cheio de bolsista e trabalhadores, pois os filhos de ricos desocupados e que tem tempo de estudar o dia todo.Estão na instituição gratuita(federal)ocupando a vaga de quem precisa. E vc ainda quer se dizer inteligente¨..Vai se politizar e deixa de ser alienado.

      Excluir

Partice, comente!